sábado, abril 28, 2007

Manuel Cruz Prada eleito Presidente da Direcção da Associação de Escultura e Arte Contemporânea
O escultor Manuel Cruz Prada é um dos sócios-fundadores da nova Associação de Escultura e Arte Contemporânea cuja cerimónia oficial de constituição terá lugar a 3 de Maio de 2007, pelas 18:30h, na CASA das ARTES de Vila Nova de Famalicão.
Na última reunião desta associação, o escultor Manuel Cruz Prada foi eleito por unanimidade o Presidente da Direcção da Associação de Escultura e Arte Contemporânea.
Nas reuniões prévias à constituição da Associação de Escultura e Arte Contemporânea foram elaborados os Estatutos, o Regulamento Interno, a Carta de Intenções e Objectivos Futuros e pretende ser uma associação internacional de cariz artístico que congrega pessoas individuais ou colectivas, sem fins lucrativos, que se interessem pela ESCULTURA E ARTE CONTEMPORÂNEA.

A Associação de Escultura e Arte Contemporânea tem como objecto social desenvolver as artes plásticas no seu todo, dando-se especial destaque à promoção e divulgação da Escultura Contemporânea / Instalação. A divulgação e projecção, quer a nível nacional, quer internacional dos seus sócios artistas e/ou editores e/ou gestores de carreira e/ou relações públicas; a criação de intercâmbio de ideias e ideais entre os agentes nacionais e estrangeiros; a promoção de eventos, feiras, exposições, conferências, concursos, colóquios e outras actividades de formação e difusão artística da Escultura e das áreas acima mencionadas de temáticas contemporâneas.

Na concretização do objecto, a Associação de Escultura e Arte Contemporânea tem como fins primordiais:

  • Fomentar e divulgar o interesse pela ESCULTURA E ARTE CONTEMPORÂNEA;
  • Colaborar com instituições ligadas à arte ou que por ela se interessem;
  • Organizar conferências, seminários, acções de formação e exposições, quer no país, quer no estrangeiro, isoladamente ou por intercâmbio com outra organizações similares;
  • Prestar serviços a associados em matéria de exposições e na organização do acesso a fundos comunitários e/ou subsídios de natureza cultural e/ou artística;
  • Contribuir com uma política de publicações e desenvolvimento de conteúdos, com especial destaque para a utilização da Internet como meio de divulgação.

A "Associação de Escultura e Arte Contemporânea" tem ainda por objectivos futuros a criação:

  • de uma “Escola de Escultura e Arte Contemporânea
  • da “Casa do Escultor e do Artista Contemporâneo
  • do “Museu de Escultura e Arte Contemporânea
  • de uma “Fundação de Escultura e Arte Contemporânea
  • de um “Museu de Escultura ao Ar livre / Parque Escultórico