sábado, julho 28, 2007

O caos e o outro lado das coisas
A exposição "O caos e o outro lado das coisas" de Manuel Cruz Prada foi inaugurada em 25 de Julho no Museu da Pedra em Cantanhede pelo Presidente da Câmara deste Município.
As 22 peças escultóricas que compõem esta magnífica exposição foram minuciosamente admiradas e muito elogiadas por todos os presentes.

Com peças escultóricas desde os 12 cm aos 4 metros e 60 cm e com pesos desde pouco mais de 1 Kg aos 600 Kg, com esculturas diversas utilizando materiais como granito, mármore, aço inox, aço corten, aço carbono e bronze, o escultor Manuel Cruz Prada apresentou no Museu da Pedra em Cantanhede 22 esculturas muito recentes, sendo dezoito esculturas de 2007, três de 2005 e uma de 1998.

Para além do importante acervo representativo de actividades e de elementos patrimoniais relacionados com a sua temática, o Museu da Pedra tem nas suas orientações culturais e pedagógicas uma valência centrada na sensibilização de diferentes públicos relativamente à produção escultórica contemporânea.
É nesseâmbito que se insere O Caos e o Outro Lado das Coisas, exposição de Manuel Cruz Prada, prestigiado escultor com 25 anos de carreira e também reconhecido como dinamizador de acções de divulgação e valorização desta forma superior de manifestação artística, através da Associação de Escultura e Arte Contemporânea, entidade de que foi sócio-fundador e a cuja direcção preside actualmente.
O Caos e o Outro Lado das Coisas evidencia a originalidade criativa do artista plástico para executar obras a partir de materiais tão distintos como o bronze, o granito, o aço carbono e o mármore, em composições de síntese ou de ruptura entre os elementos que as constituem. Estaversatilidade não retira unidade formal e estética à exposição, antes parece apontar para uma abordagem experimentalista na concepção e elaboração de esculturas que produzem grande impacto visual.
Manuel Cruz Prada traz a Cantanhede algumas peças de grande volumetria, imponentes e poderosas, explorando, de modo particularmente bem conseguido, o jogo entre formas geométricas variadas, em contra ponto com as Ladies, variações de recorte mais figurativo sobre o corpo feminino, elemento recorrente na obra do escultor.

O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

( João Pais de Moura )

... ... ...

Esta exposição estará patente no Museu da Pedra até ao próximo dia 8 de Setembro.

Uma exposição a visitar!

Museu da Pedra
Largo Cândido dos Reis, n.º 4
3060-174 Cantanhede
Tel.: 231 423 730
Fax.: 231 423 732