Para além do importante acervo representativo de actividades e de elementos patrimoniais relacionados com a sua temática, o Museu da Pedra tem nas suas orientações culturais e pedagógicas uma valência centrada na sensibilização de diferentes públicos relativamente à produção escultórica contemporânea.
É nesseâmbito que se insere O Caos e o Outro Lado das Coisas, exposição de Manuel Cruz Prada, prestigiado escultor com 25 anos de carreira e também reconhecido como dinamizador de acções de divulgação e valorização desta forma superior de manifestação artística, através da Associação de Escultura e Arte Contemporânea, entidade de que foi sócio-fundador e a cuja direcção preside actualmente.
O Caos e o Outro Lado das Coisas evidencia a originalidade criativa do artista plástico para executar obras a partir de materiais tão distintos como o bronze, o granito, o aço carbono e o mármore, em composições de síntese ou de ruptura entre os elementos que as constituem. Estaversatilidade não retira unidade formal e estética à exposição, antes parece apontar para uma abordagem experimentalista na concepção e elaboração de esculturas que produzem grande impacto visual.
Manuel Cruz Prada traz a Cantanhede algumas peças de grande volumetria, imponentes e poderosas, explorando, de modo particularmente bem conseguido, o jogo entre formas geométricas variadas, em contra ponto com as Ladies, variações de recorte mais figurativo sobre o corpo feminino, elemento recorrente na obra do escultor.
O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

( João Pais de Moura )
... ... ...
Esta exposição estará patente no Museu da Pedra até ao próximo dia 8 de Setembro.